Colunista: Homero Hugo Roxo Goulart
Farmacêutico Especialista em Análises Clínicas e Bioquímica de Alimentos, pela UFRGS Chefe do Setor de Quimioterapia do Hospital Militar de Área de Porto Alegre/RS MBA Auditoria em Saúde FATEC/FACINTER

cadastre-se ou faça login para utilizar os novos recursos do portal.

Vantagens de um segundo idioma

Sabemos que aprender uma língua estrangeira envolve regras de memorização e vocabulário, isso ajuda a manter o seu cérebro ativo e saudável, conforme estudos suecos, que fizeram a monitoração de imagens do cérebro, para melhor entenderem os benefícios de aprendizagem de línguas. Estes estudos demonstraram que quem fala mais de um idioma tem melhor memória, demonstraram também melhor desenvolvimento cognitivo (processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida. Exemplo: pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outros).

Uma pesquisa realizada em Tel Aviv, iniciada em 1989 com pessoas de idades entre 75 e 95 anos, revelou que quanto mais línguas uma pessoa falava, melhor era seu estado cognitivo.  Estudos canadenses sugerem que a doença de Alzheimer e o aparecimento da demência são diagnosticados mais tarde para bilíngues do que para os monolíngues, o que significa que o conhecimento de uma segunda língua pode ajudar idosos a ficarem mais saudáveis cognitivamente e fisicamente, conforme informou Alison Mackey (professor de linguística na Universidade de Georgetown e da Universidade de Lancaster). Portanto, o domínio de uma nova língua, além da confiança nos estimula a novas conquistas e a enfrentar desafios. Afinal, podemos exercitar nosso cérebro e melhorar sua capacidade! De acordo com um estudo da Universidade de Chicago, os bilíngues tendem a tomar decisões mais racionais.

Os sons discretos de uma língua estrangeira auxiliam os falantes na habilidade de desenvolverem uma melhoria na audição. Há benefícios claros e tangíveis para quem é bilíngue, mas há provas limitadas, de que crescer bilíngue daria uma significativa vantagem cognitiva às crianças. A aprendizagem ao longo da vida ao se utilizar uma segunda língua regularmente, sem dúvida, torna nossos cérebros mais ágeis e flexíveis e os ganhos são imensos. Entre tantos outros benefícios ao aprender uma língua estrangeira faz você ficar mais inteligente, mais decisivo e ainda melhora seu Português. Observamos que existe a necessidade de aprimorarmos nossa língua, então nada melhor do que investirmos numa segunda língua!

O aprendizado de uma nova língua requer muita dedicação por parte do estudante, aliado a um bom método de aprendizagem. Estudar outro idioma significa investir no seu futuro! Falar um idioma globalizado ajuda a ampliar seus conhecimentos, fazendo com que compreenda com mais facilidade outras culturas e lugares. Aprender outra cultura não é apenas uma curiosidade, mas sim a única coisa que conquistamos e que ninguém nunca vai poder nos tirar: conhecimento! Se tiver oportunidade não deixe de aprender outra língua. Pense nisso!


Publicidade

FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
© 2012 - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1