Por onde ando: Anderson Cogo (Tuxo) na Irlanda

Anderson Cogo (Tuxo) é radialista e jornalista são borjense. Recentemente mudou-se para a Irlanda, onde faz intercâmbio. A seguir, seu texto.

Já não somos mais os mesmos.

Quantas coisas mudam com o tempo? Em um dia, 24 horas depois você não é mais o mesmo. A mudança pode não ser sentida com exatidão no momento, mas o fato é: estamos sempre mudando. Era outubro de 2015, atento ouvia as orientações para meu portão de embarque. Na mão apenas o passaporte e a certeza que muito em breve teria um encontro com o desconhecido.

Malas, despedidas, um ciclo cumprido e muitas coisas deixadas pra trás. Quando você embarca para um intercâmbio, pode ter a certeza que independente do tempo que sua viagem durar, você não será mais o mesmo. Um amigo contou que largou tudo para viver 1 ano na Austrália. No Brasil tinha um início promissor na carreira de vendas e administração. Ao chegar em seu novo destino, mudou totalmente a forma de pensar e ver as coisas. Concedeu a chance para um antigo hobby da adolescência. Virou músico profissional pelas ruas de Sydney.

Mudamos nossa forma de pensar a todo instante. É surpreendente como as coisas mudam tão rápido. A velocidade meteórica em que os fatos mudam, muitas vezes, assustam.Penso como as coisas podem estar diferentes em 1 dia, 1 semana e depois de 1 ano é absolutamente surreal.

A máxima das coisas mudarem a todo momento, tem muito a ver com quem faz intercâmbio. Transformações inevitavelmente acontecerão pra quem fica (amigos, família..). Mas a principal será sentida por você. Em alguns momentos terá que driblar o choro numa chamada de vídeo. Em outros tapear a saudade quando encontra aquela foto perdida na gaveta de alguém querido  a muitos mil quilômetros de distância. Tudo isso faz parte. Você pode não perceber na hora, mas você já mudou.

Existe uma famosa frase que diz “Você é mais forte do que imagina..” Um intercâmbio testa você sob essas condições a todo o momento. Desde os exemplos mais previsíveis, como a saudade que você aprende a enganar, a vida nova que começa a construir longe de seu porto seguro. Essas são algumas das provas que você está diferente, que está constantemente mudando, mais forte do que antes.

Agradeço todos os dias pelos bons momentos, pelas coisas boas , e as oportunidades imensuráveis que uma experiência desse tipo traz à nossa vida. Você muda quando você muda. Talvez seja um novo ângulo de ver as coisas, talvez as experiências ruins longe de casa fazem aprender e a evoluir. Talvez um conjunto de todos esses fatores.

Estamos sempre mudando. Não saberemos ao certo como as pessoas que estão longe vão estar quando retornarmos. Se encontraremos nossos amigos, nossa família da mesma forma que um dia deixamos. Se veremos o mundo e o nosso em particular da mesma maneira. Não temos absoluta certeza de como a vida estará daqui há seis meses, 3 semanas ou 1 hora. Apenas uma verdade, não seremos mais os mesmos.

 

Você pode acompanhar as vivências e aventuras de Anderson Cogo na Irlanda através do blog Dublin Zero: https://dublinzero.com/

Bem vindo visitante cadastre-se ou faça login para utilizar os novos recursos do portal.

Publicidade

FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
© 2012 - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1