Por onde ando: Maíra Lima Barroso

Com muito prazer volto a escrever para o Flash SB, que está sempre atento às notícias e eventos sociais da nossa São Borja. Além de sempre sentir-me incluída neste site com muito carinho e atenção.

Sou Maíra Lima Barroso, nasci em São Borja, e resido em Porto Alegre há 23 anos. Conclui minha faculdade de Psicologia na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas em 2003. Em 2004, dando continuidade aos meus estudos e com o intuito de especializar-me na área escolhida, Psicologia Clínica, ingressei, então, no Instituto Wilfred Bion, meus estudos por mais quatro anos, onde recebi a titulação de Psicoterapeuta de Orientação Analítica de Crianças, Adolescentes e Adultos.

Com o passar do tempo, dos estudos e da minha prática clínica, percebi a necessidade de estudar mais a fundo a Relação Precoce Mãe-Bebê, pois em qualquer faixa etária entramos em contato com o bebê, com a criança que habita dentro de cada ser humano. Por indicações de neuropediatras, pediatras e escolas infantis confirmou-se a necessidade e a importância da intervenção precoce. Passei, então, a avaliar crianças da mais tenra idade, antes mesmo dos três anos de idade e a frequentar estudos semanais, no Centro de Estudos Avançados e Pesquisa na Infância e Adolescência – CEAPIA, por três anos.

Acredito que após essas experiências de estudos, trocas com colegas mais experientes, supervisões, atendimentos clínicos, além, é claro, da minha análise pessoal, foram o que puderam me deixar uma pessoa mais empática e com uma maior capacidade de fazer intercâmbios inconscientes com os pacientes que me comprometo a ajudar. Comecei a fazer psicoterapia de orientação analítica muito cedo, na própria adolescência, e em 2010, com a mesma profissional, passei a fazer análise sistemática quatro vezes na semana, durante dez anos. É imprescindível para um profissional da saúde mental passar pelo tripé: análise pessoal, seminários teórico-práticos e supervisão clínica.

Dentre a minha experiência profissional e as atividades desenvolvidas nas faixas etárias de crianças, adolescentes e adultos, são:

Intervenção Precoce Mãe-Bebê (zero a três anos)

Avaliação Emocional.

Avaliação Intelectual. .

Avaliação Percepto-Motora.

Psicoterapia individual

Psicodiagnóstico

Orientação a pais.

Orientação vocacional.

 

Tenho uma verdadeira paixão pelo que faço, sou uma profissional realizada. Não tem nada mais gratificante de ver o alívio da dor, do sofrimento psíquico. Os momentos mais difíceis com certeza são os casos mais graves, tais como: autismo, risco de suicídio, pacientes com doenças orgânicas, que muitas vezes o “setting” é variado. Seja em hospitais, casa do paciente ou onde ele encontrar-se.

Desde 2016, tornei realidade um sonho que era pode ajudar as pessoas da minha cidade natal, São Borja. Sempre recebi muito incentivo dos meus familiares, principalmente da minha mãe, Kati Moretti Lima, que sempre reforçava esta meta. Hoje, atendo quinzenalmente, nas sextas e sábados, na Av. Presidente Vargas 2515 - sala 02 e nos demais dias em meu consultório em Porto Alegre, localizado na Rua De La Grange, 286. Os fones são: (51) 981-888-999 e/ou (55) 997-177-312.

Meu grande ideal profissional é realizar por mais quarto anos de estudos a Formação filiada à International Psychoanalytical Association (IPA), em uma das duas Sociedades Psicanalíticas em Porto Alegre. Tornando-me cada vez mais capacitada e atualizada para ajudar as tramas da mente humana.

Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda” Sigmund Freud

O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor”. Carl Gustav Jung

Bem vindo visitante cadastre-se ou faça login para utilizar os novos recursos do portal.

Publicidade

FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
© 2012 - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1