Perfil: Conhecendo a "Semana Antimanicomial" com Viviane Aquino Machado

cadastre-se ou faça login para utilizar os novos recursos do portal.

Esta semana, várias cidades do Rio Grande do Sul (como Santa Maria, Porto Alegre e São Borja) estarão recebendo atividades alusivas à Semana Antimanicomial. Para compreendermos um pouco mais a temática, o FlashSB entrevistou a psicóloga Viviane Aquino Machado. Confira:

FlashSB: Como surgiu a ideia da semana da luta antimanicomial e o que ela defende?
Viviane: A ideia de promover ações na cidade surgiu a partir do surgimento do GT São Borja (Grupo de Trabalho) vinculado ao CRPRS (Conselho Regional de Psicologia do RS) com o intuito de (des)construir a imagem do "louco" e da "normalidade". Além de lançar a discussão sobre a luta antimanicomial em diversos campos da sociedade.
 

FlashSB: Qual a importância dessas (des)construções sobre a normalidade?
Viviane: É fundamental pensarmos sobre nossas ações e ideias que reproduzimos. Muitas vezes temos pensamentos e atitudes preconceituosas pelo simples fato de não pensarmos ou nos questionarmos sobre o porquê das "coisas" serem como são. Pensar a normalidade é pensar os padrões que reproduzimos e nos questionarmos sobre nossa própria forma de ver, pensar e agir.


FlashSB: O Conselho Regional de Psicologia posiciona-se a respeito?
Viviane: Sim, e não apenas nessa temática. O CRPRS luta contra os retrocessos na política de saúde mental e pelo fim dos manicômios. Defende a construção de uma rede de cuidado que promova, sobretudo, a cidadania. Não pretende acabar com o tratamento clínico dos transtornos mentais, mas eliminar a prática da internação em hospitais psiquiátricos. Pois a exclusão do convívio social não trata, apenas exclui.


FlashSB: Qual a programação existente em São Borja?
Viviane: Preparamos programações diversas para a semana da Luta Antimanicomial. Nos dias 16 e 17/5 escolas da cidade serão visitadas para rodas de conversa serem realizadas com os alunos. No dia 18/5 (dia da luta antimanicomial) uma exposição de fotos estará acontecendo no museu do Jango, às 14h, com fotos de usuários dos serviços de saúde mental do município. No dia 19/5, às 9h, um bate-papo com os profissionais da saúde do município será realizado na Câmara de vereadores. Com a temática da luta antimanicomial: avanços e retrocessos. E no dia 20/5, às 10h, na praça da lagoa, ocorrerá o encerramento das atividades com as escolas participantes. E às 17h30min, na Unipampa, roda de chimarrão com a temática "normalidade x loucura".

 

Viviane Aquino Machado é psicóloga (CRP07/22647). Graduada na URI campus Santiago e especialista em Políticas Públicas pela Unipampa. Telefone para contato: (55) 8468 1528
Publicidade

FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
© 2012 - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1