Foto da semana: Semana da Cultura Brasileira

A foto da semana, traz uma obra de arte de um fotógrafo são-borjense.

A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, hoje, 5 de novembro, foi escolhido para festejarmos as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste.

O Brasil é um país de formação multirracial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que veio morar aqui. Essa mistura toda não se deu de maneira pacífica, mas sim por meio da dominação cultural e da escravização de índios e negros. No entanto, características culturais de ambas etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõe uma enorme riqueza cultural. Alguns estudiosos, como o escritor Sérgio Buarque de Holanda, acreditam que o fato de outras culturas permearem a cultura brasileira nos tornou “desterrados em nossa própria terra”. O movimento modernista da década de 20 mostrou a idéia de intelectuais que sentiam falta de um caráter estritamente nacional e que importava modelos sócio-culturais. O escritor Mário de Andrade construiu o personagem “Macunaíma” para retratar isso.

 

A Cultura em São Borja

Um elemento que rapidamente é anexado à questão cultural de nossa cidade é o antigo prédio da Estação Ferrea de São Borja, pois nele, habitam atualmente três organizações culturais (Centro Cultural de São Borja, Arquivo Municipal e Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa). 

A foto que escolhemos para ilustrar a data de hoje, é do fotógrafo artista Ricardo Dutra Fraga, que faz parte da equipe que provavelmente seguirá na nova administração do Centro Cultural de São Borja. Uma linda imagem, cheia de identidade cultural. 

Independente da existência ou não de uma identidade nacional sobre a cultura, o fato é que temos muito que comemorar hoje. Os costumes do povo brasileiro, seu folclore, suas comidas e suas músicas são neste sentido, grandes representantes das peculiaridades da cultura do país.

Bem vindo visitante cadastre-se ou faça login para utilizar os novos recursos do portal.

Publicidade

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1