Perfil: Ramão Carmos Aguilar

cadastre-se ou faça login para utilizar os novos recursos do portal.

Escritor, natural de São Borja, filho de José Maria Aguilar e Setembrina Rodrigues Aguilar, Ramão Carmos casado com Kátia Donato Aguilar, filhos Graziela e Alencar Donato Aguilar.

Síntese Bibliográfica Ramão Aguilar

1) Coautor com o escritor Israel Lopes do livro Major Maximiano Bogo – Um dos Baluartes do Tradicionalismo Gaúcho - biografia 1999, Editora Desantis.

2) Autor do livro  Identidade Perdida – poemas bilíngues (Versão em castelhano pela Professora Silvia Rene) – 2010 - Corpus Editora de Portugal.

3) Revelar-se – poemas, 1ª edição 2010 e

4) Revelar-se 2ª edição 2011 e 

5) Ramão Aguilar & Amigos – poemas, 2013, Editora Borck.

6) Histórias Pitorescas de Geraldo Rodrigues, 2013, Editora Borck. 

7) Antologia Poética de Nívia Mendes - Edição Póstuma e organização de Ramão Aguilar, Editora Conceito, 2014. Com vários trabalhos publicados em periódicos e antologias: Classificou-se em várias edições do Prêmio Missões de Roque Gonzáles, detentor do 2º e 3º lugar e menção honrosa na categoria regional, e também no 8º Concurso ASAS de São Luiz Gonzaga, em 1998.

Foi presidente do Centro Cultural de São Borja e como ativista cultural, no Departamento de Letras, com os escritores Israel Lopes e Antônio Jesus de Andrade, promoveram o Concurso Vargas Netto de Poesia, com publicação de livros de Antologias dos premiados e classificados por quatro edições consecutivas. Integra a Antologia de Poetas São-borjenses – 2ª Edição – 2012. Pesquisador da cultura gaúcha com publicação de vários artigos na imprensa. Participou da Primeira Semana Apparício Silva Rillo, de 22 a 27 de junho de 1998 na Câmara Municipal, com a comunicação RILLO PESQUISADOR, promovido pelo curso de letras do Campus Universitário de São Borja e do 2º Encontro Com a Poesia de Apparício Silva Rillo, promovido pelo Centro de Ciências da Educação, comunicação e artes do Campus Universitário, com a comunicação Apparício Silva Rillo Prosador (causos gauchescos).

Palestrou em São Luiz Gonzaga , no Simpósio Missioneiro, organizado pela Associação são-luisense de Autores em 2001, com o tema Obras de Apparício Silva Rillo. Apresentou comunicação na Semana Getuliana, organizada pela Prefeitura Municipal de São Borja, com o tema Era Vargas em agosto de 2002. Integrou a Mesa Redonda do Dia Internacional do Livro, realizado pela URCAMP no dia 30 de abril de 2003. Ministrou palestra em sessão solene da Câmara de Vereadores em memória de Apparício Mariense da Silva, autor da Moção Plebiscitária da República, no dia 13/01/2005.

Premiado no concurso literário Getúlio Vargas Personalidade da História categoria prosa, promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de São Borja, em outubro de 2005. Entre os prêmios, distinções e Comenda recebidas destacam: o de Gaúcho do Sesquicentenário – nos 150 anos da Revolução Farroupilha em 1985, pelos Poderes Legislativo e Executivo de São Borja e a Comenda Apparício Mariense da Silva, pela Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, em 30 de maio de 2000. Troféu de Homenagem Especial da 25ª Feira do Livro de São Borja – 2010.Sócio Efetivo da Estância da Poesia Crioula – 2013.

 

Ramão Aguilar, atualmente...

Figura entre seus hábitos uma boa leitura. Atualmente está lendo: 100 Anos de Solidão - de Gabriel Garcia Marques e no o campo da historiografia Andresito Artigas em la emancipación Americana - de Salvador Cabral. Minha conquista mais importante foi de poder publicar mais uma obra literária, que chega aos oito livro, dando uma valioso contribuição a estante de autores São-borjenses. Seu recente livro Andresito Artigas e São Borja está vindo a público, em uma parceria bem sucedida com o escritor Fernando O. M. O’Donnell.

A obra e composta de dois ensaios independentes a respeito de Andrés Guacurarí y Artigas, reunidos em um só volume. Constando da Relação de Autógrafos da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 09/11/2017, às 17h30min horas e no dia 11/11/2017, às 20 horas, na Feira do Livro de São Borja, onde Fernando e Aguilar pretendem fechar com chaves de ouro a participação em ambas as Feiras.

 

Credito Foto: Ricardo Fraga.

Publicidade

FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
© 2012 - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1